Translate

domingo, junho 26, 2022

 

Digital Information Literacy and collaborative learning at school

2020-1-IT02-KA201-079985

Erasmus+ Ensino Escolar

Parceria estratégica para a promoção da inovação

 

Sobre o projeto

O projeto “Check & Design” tem como público-alvo alunos e professores do ensino secundário e a sua finalidade é dar resposta a duas áreas de competências: (i) literacia de informação e de dados; (ii) criação de conteúdos digitais.

Este projeto pretende dotar professores de toda a UE de métodos e pedagogias digitais inovadoras, com o objetivo de identificar fake news online; promover a utilização de fontes online fidedignas e desenvolver materiais didáticos e ferramentas digitais.

Relatórios europeus concluiram que 76% dos estudantes do ensino secundário nunca, ou quase nunca, se envolveram em atividades no âmbito da Programação, na escola, e que a percentagem feminina atinge os 80%. Além disso, a maioria desses alunos não está capacitada para avaliar a credibilidade do que lê online, localizar informação ou navegar autonomamente. 

Os professores experienciam um desafio semelhante e a formação contínua em disciplinas TIC raramente é obrigatória. Detetou-se, aliás, uma falta de coordenação relativamente à educação digital, não existindo currículos, áreas de competência e métodos de avaliação comuns.

Já o problema da desinformação online parece estar diretamente relacionado com a falta de literacia de informação digital e dos media.

 

Atividades & Resultados

Será levada a cabo uma ação de formação para que os professores possam adquirir as competências e ferramentas necessárias à identificação de fake news online e promover um ambiente colaborativo através da criação de um manual digital.

Os professores irão partilhar as competências adquiridas com os seus alunos, que irão testar e avaliar a metodologia implementada. As experiências piloto darão origem a relatórios digitais nacionais, partindo do  trabalho desenvolvido pelas várias cidades parceiras (Eurocities).

 

Serão criados os seguintes produtos:

 i. MOOC de literacia digital para professores e alunos:

Recurso educativo de utilização livre com o objetivo de desenvolver a capacidade de os alunos reconhecerem fake news, chegarem à origem da informação e compreenderem o processo de dissseminação da mesma. Esta ferramenta estará disponível em formato digital.

 ii. Kit de ferramentas de aprendizagem digital colaborativa para professores:

Framework metodológico, pedagógico e de avaliação para fomentar o uso de ferramentas TIC na aprendizagem colaborativa, através de manuais digitais criados a partir de atividades piloto, desenvolvidas a nível local.

 iii. Currículo digital europeu para professores:

Estudo comparativo e recomendações para um currículo digital inovador, destinado a professores do ensino secundário.

  

Parcerias 

Università Cattolica del Sacro Cuore (IT) - Coordenador

Agrupamento de Escolas de Santo André Barreiro (PT)

Archilabò Società Cooperativa Sociale (IT)

IV Liceum Ogólnokształcące im. Kazimierza Wielkiego w Bydgoszczy (PL)

IES Pirámide (ES)

IIS L Einaudi (IT)

Kürt Alapítvány (HU)

 

 

Notícias de última hora

Devido à Covid-19, a reunião de lançamento do projeto realizou-se numa platafoma virtual, nos dias 26 e 27 de novembro de 2020. O encontro teve início com uma reflexão sobre o esforço que a União Europeia tem feito desde 2015 na abordagem à problemática das fake news. Também foram abordadas as lacunas europeias relativamente à educação digital, à desigualdade de género e à falta de sintonia entre competências digitais e o papel das escolas secundárias na Europa.

Foram claramente definidos objetivos, atividades e grupos-alvo, assim como possíveis interessados  junto dos quais se pretenda disseminar os produtos finais.

Foi, ainda, dada especial atenção ao evento de formação, a realizar em Portugal (outubro de 2021), durante a  implementação do projeto Check&Design.

 

 Próximos passos

  • Ao longo dos próximos meses, as primeiras versões dos três produtos serão criadas pela parceria e realizar-se-á uma avaliação das competências digitais básicas dos alunos do ensino secundário.
  • A segunda reunião do projeto decorrerá em Budapeste (junho 2021), consistindo num evento fundamental para a partilha do trabalho desenvolvido por todos os parceiros e para a coordenação das atividades a nível local e europeu.
  • A formação de quatro dias que ocorrerá no Barreiro (PT) (outubro 2021) constituirá um marco importante do projeto na partilha da primeira versão do MOOC e do kit de ferramentas para a criação de manuais digitais. A partir deste encontro todas as organizações envolvidas irão implementar as experiências piloto ao longo dos meses seguintes. Tais experiências permitirão alcançar um vasto público (alunos e professores do ensino secundário) e testar os produtos inovadores, no terreno, melhorando a literacia digital dos principais grupos-alvo.

 

 

Mantenham-se atualizados sobre os próximos eventos Check&Design através do website do projeto: CREMIT