segunda, julho 24, 2017

Um pouco de história...

A Escola Secundária de Santo André, a ESSA, localiza-se numa zona urbana da freguesia de Santo André, concelho do Barreiro, distrito de Setúbal. Iniciou a sua atividade em 1977. Foi criada pela portaria nº 782/77, com o nome da Escola Secundária do Barreiro.

A existência, na freguesia, de  uma igreja dedicada a Santo André, local de acolhimento de peregrinos, contribuiu para que a freguesia, toponimicamente, se designasse por Santo André e que a escola acolhesse este santo como patrono.

O logótipo da escola representa um pássaro - associado a um mocho, símbolo da sabedoria, cujo corpo e cujas asas assumem a forma de um livro. O bico é representado por um aparo e as patas animam a figura.

A construção inicial da escola obedeceu a uma conceção modelar, de linhas retas, sendo composta por seis blocos de dois piso, um pavilhão bem como um bloco central onde havia um polivalente. Era neste bloco central que se localizava a grande maioria dos serviços.

A remodelação levada a cabo, pela Parque Escolar, transformou a escola num novo edifício, criando diferentes valências ao abrigo de uma nova conceção estética. Com efeito, a construção de raiz de um pavilhão multiusos, da sala de ginástica, da biblioteca e de um Centro Novas Oportunidades permitiu-nos continuar a apostar numa educação e formação de sucesso, perspetivada em função da educação integral do aluno. A inauguração oficial da nova ESSA ocorreu no dia 5 de outubro de 2010.

A ESSA tem feito uma oferta diversificada, a nível da sua oferta formativa, com o objetivo de dar resposta às solicitações dos jovens que procuram esta escola, nomeadamente nas áreas das artes, do desporto, das ciências experimentais e da informática. Assim, tem vindo a afirmar-se, progressivamente, no concelho do Barreiro, como a escola secundária mais procurada, facto que é indissociável do dinamismo que a caracteriza ao pugnar, constantemente, pelo envolvimento de toda a comunidade escolar na consecução em projetos diversificados (locais ou nacionais). Toda a vivência da comunidade educativa reflete, pois, as premissas: iniciativa, rigor, disciplina e sucesso.

Em 2013, no dia 26 de abril, a ESSA passou a fazer parte do Agrupamento de Escolas de Santo André em conjunto com a EB 2/3 de Quinta da Lomba, EB1/JI Telha Nova nº1 e o JI Bairro 25 de Abril. A ESSA é a escola sede do agrupamento.