Digital Information Literacy and collaborative learning at school
2020-1-IT02-KA201-079985
Erasmus+ Ensino Escolar
Parceria estratégica para a promoção da inovação
Sobre o projeto
O projeto “Check & Design” tem como público-alvo alunos e professores do ensino secundário e a sua finalidade é dar resposta a duas áreas de competências: (i) literacia de informação e de dados; (ii) criação de conteúdos digitais.
Este projeto pretende dotar professores de toda a UE de métodos e pedagogias digitais inovadoras, com o objetivo de identificar fake news online; promover a utilização de fontes online fidedignas e desenvolver materiais didáticos e ferramentas digitais.
Relatórios europeus concluiram que 76% dos estudantes do ensino secundário nunca, ou quase nunca, se envolveram em atividades no âmbito da Programação, na escola, e que a percentagem feminina atinge os 80%. Além disso, a maioria desses alunos não está capacitada para avaliar a credibilidade do que lê online, localizar informação ou navegar autonomamente.
Os professores experienciam um desafio semelhante e a formação contínua em disciplinas TIC raramente é obrigatória. Detetou-se, aliás, uma falta de coordenação relativamente à educação digital, não existindo currículos, áreas de competência e métodos de avaliação comuns.
Já o problema da desinformação online parece estar diretamente relacionado com a falta de literacia de informação digital e dos media.
Atividades & Resultados
Será levada a cabo uma ação de formação para que os professores possam adquirir as competências e ferramentas necessárias à identificação de fake news online e promover um ambiente colaborativo através da criação de um manual digital.
Os professores irão partilhar as competências adquiridas com os seus alunos, que irão testar e avaliar a metodologia implementada. As experiências piloto darão origem a relatórios digitais nacionais, partindo do trabalho desenvolvido pelas várias cidades parceiras (Eurocities).
Serão criados os seguintes produtos:
i. MOOC de literacia digital para professores e alunos:
Recurso educativo de utilização livre com o objetivo de desenvolver a capacidade de os alunos reconhecerem fake news, chegarem à origem da informação e compreenderem o processo de dissseminação da mesma. Esta ferramenta estará disponível em formato digital.
ii. Kit de ferramentas de aprendizagem digital colaborativa para professores:
Framework metodológico, pedagógico e de avaliação para fomentar o uso de ferramentas TIC na aprendizagem colaborativa, através de manuais digitais criados a partir de atividades piloto, desenvolvidas a nível local.
iii. Currículo digital europeu para professores:
Estudo comparativo e recomendações para um currículo digital inovador, destinado a professores do ensino secundário.
Parcerias
Università Cattolica del Sacro Cuore (IT) - Coordenador
Agrupamento de Escolas de Santo André Barreiro (PT)
Archilabò Società Cooperativa Sociale (IT)
IV Liceum Ogólnokształcące im. Kazimierza Wielkiego w Bydgoszczy (PL)
IES Pirámide (ES)
IIS L Einaudi (IT)
Kürt Alapítvány (HU)
Notícias de última hora
Devido à Covid-19, a reunião de lançamento do projeto realizou-se numa platafoma virtual, nos dias 26 e 27 de novembro de 2020. O encontro teve início com uma reflexão sobre o esforço que a União Europeia tem feito desde 2015 na abordagem à problemática das fake news. Também foram abordadas as lacunas europeias relativamente à educação digital, à desigualdade de género e à falta de sintonia entre competências digitais e o papel das escolas secundárias na Europa.
Foram claramente definidos objetivos, atividades e grupos-alvo, assim como possíveis interessados junto dos quais se pretenda disseminar os produtos finais.
Foi, ainda, dada especial atenção ao evento de formação, a realizar em Portugal (outubro de 2021), durante a implementação do projeto Check&Design.
Próximos passos
- Ao longo dos próximos meses, as primeiras versões dos três produtos serão criadas pela parceria e realizar-se-á uma avaliação das competências digitais básicas dos alunos do ensino secundário.
- A segunda reunião do projeto decorrerá em Budapeste (junho 2021), consistindo num evento fundamental para a partilha do trabalho desenvolvido por todos os parceiros e para a coordenação das atividades a nível local e europeu.
- A formação de quatro dias que ocorrerá no Barreiro (PT) (outubro 2021) constituirá um marco importante do projeto na partilha da primeira versão do MOOC e do kit de ferramentas para a criação de manuais digitais. A partir deste encontro todas as organizações envolvidas irão implementar as experiências piloto ao longo dos meses seguintes. Tais experiências permitirão alcançar um vasto público (alunos e professores do ensino secundário) e testar os produtos inovadores, no terreno, melhorando a literacia digital dos principais grupos-alvo.
Mantenham-se atualizados sobre os próximos eventos Check&Design através do website do projeto: CREMIT