Translate

quinta, dezembro 12, 2024

PADDE - Plano de Desenvolvimento Digital da Escola

 

O AESA assumiu, desde a sua constituição, em 2013, o desígnio de ser um conjunto de escolas que aposta no futuro, hoje!

Nesta segunda década do século XXI, múltiplas mudanças já ocorreram e outras estão a desenrolar-se: o desenvolvimento da Inteligência Artificial, compreendendo as intenções do utilizador com grande precisão, ou novas redes sociais que há 4 anos, quando redigimos o PADDE anterior, nem se colocavam e agora ganham já uma certa relevância no nosso quotidiano VUCA (sigla inglesa para “Volatile, Uncertain, Complex and Ambigous”). Por isso, Daniel Susskind, investigador de Oxford e autor do livro Um mundo sem trabalho. Como responder ao avanço da tecnologia, de 2020, lembra que para responder a todas as transformações sistémicas que enfrentamos, é preciso treinar novas capacidades para “competir com as máquinas”, o que implica mudanças no ensino.

Acreditando que a melhor resposta para o mundo VUCA é a flexibilidade na busca de soluções, a construção do nosso Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) assenta no princípio de que o digital deve ser uma mais-valia na resposta às necessidades dos alunos.

Consultar o documento PADDE do AESA

 

Veja aqui o vídeo sobre o PADDE do AESA 2023-2025.