Horário atendimento Enc. Edu.

Bolsa de Mérito ASE

 

Nível Ensino

Oferta

Educação Pré-escolar

 

· AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular

· AAF – Atividades de Apoio à Família

 

1º Ciclo

 

·  Introdução à Programação no 1º Ciclo

·  AEC - Atividade de Enriquecimento Curricular

·  AAF – Atividades de Apoio à Família

 

3º Ciclo – 7º ano

 
Língua estrangeira disponível para oferta:
- Alemão
- Espanhol
- Francês
- Inglês
 

· Complemento de Expressão Artística

 

Secundário – Cursos Científico-Humanísticos

(*) - Opções

 

·  Ciências e Tecnologias

·  Ciências Socioeconómicas

·  Línguas e Humanidades

·  Artes Visuais

 

Secundário – Cursos Profissionais **

 

· Técnico de Audiovisuais

· Técnico de Design de Comunicação Gráfica

· Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

· Técnico de Informática- Instalação e gestão de redes

· Técnico de Informática- Sistemas

 

Educação e Formação de Adultos (EFA)

 

·  Tipo A

·  Tipo B

·  Tipo C

·  PLA – Português Língua de Acolhimento

 

Centro Qualifica da ESSA

 

RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

FM:

  • Folha de cálculo. funcionalidades avançadas - 25h (T)
  • Língua inglesa - 50h (E) *12 ano
  • Processador de texto- funcionalidades avançadas - 25h (T)
  • Compreender e usar oralmente e por escrito, frases e expressões frequentes relacionadas com o mundo do trabalho - 50h (B3)

 

 

 

Oferta Formativa - Opções CCH(*)

 

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

10º Ano

 Ciências e Tecnologias

Disciplina específica trienal: Matemática A

Opções 10º ano

Biologia e Geologia + Física Química A

Física Química A + Geometria Descritiva A

Biologia e Geologia + Geografia A

 

Ciências Socioeconómicas

Disciplina específica trienal: Matemática A

Opções 10º ano

Economia A + Geografia A

 

Línguas e Humanidades

Disciplina específica trienal: História A

Opções 10º ano

Matemática Aplicada às Ciências Sociais + Geografia A

Matemática Aplicada às Ciências Sociais + Francês (Formação Específica)

Geografia A + Francês (Formação Específica)

Geografia A + Literatura Portuguesa

 

Artes Visuais

Disciplina específica trienal: Desenho A

Opções 10º ano

Geometria Descritiva  A + História da Cultura e das Artes

História da Cultura e das Artes + Geografia A

 

 12º Ano

Ciências e Tecnologias

Disciplina específica trienal: Matemática A

Opções 12º ano

Biologia + Inglês

Biologia + Psicologia B

Biologia + Aplicações Informáticas B

Biologia + Geografia

Química + Aplicações Informáticas B

Química +Biologia

Química + Inglês

Química + Psicologia

Física + Química

Física + Inglês

Física + Aplicações Informáticas B

  * Língua estudada na componente da Formação Geral

 

Ciências Socioeconómicas

Disciplina específica trienal: Matemática A

Opções 12º ano

Sociologia + Geografia C

Geografia C + Inglês

Sociologia + Inglês

  * Língua estudada na componente da Formação Geral

 

Línguas e Humanidades

Disciplina específica trienal: História A

Opções 12º ano

Sociologia + Geografia C

Geografia C + Inglês/Francês*

Sociologia + Inglês/Francês*

Psicologia B + Inglês/Francês*

  * Língua estudada na componente da Formação Geral/Específica

 

Artes Visuais

Disciplina específica trienal: Desenho A

Opções 12º ano

Oficina de Artes + Oficina Multimédia B

 

 

 

Oferta Formativa - Opções CP(**)

CURSOS PROFISSIONAIS

 

Pré-requisitos:

-          9.º ano concluído

-          Idade: até aos 19 anos.

 

No final do curso, os alunos obtêm:

-          uma dupla certificação - o ensino secundário (12º ano)

-          uma certificação profissional - conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações - Portaria n.º 782/2009, 23 de julho.

 

Ficam habilitados a prosseguir estudos ou a entrar no mercado de trabalho.

 

Formulário de Pré inscrição - Clique aqui

_______________________________________________________________________________________________

 

Curso Profissional Técnico de Audiovisuais

 

Componente Sociocultural

Português

Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Componente Científica

Matemática

Física

História e Cultura das Artes

Componente Tecnológica

Técnicas e Linguagens Audiovisuais

Tecnologias do Cinema e Vídeo

Projeto e Produção Audiovisual

 

Formação em Contexto de Trabalho-600h

 

_______________________________________________________________________________________________

 

Curso Profissional Técnico de Design de Comunicação Gráfica

 

Componente Sociocultural

Português

Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Componente Científica

História e Cultura das Artes

Geometria Descritiva

Matemática

Componente Tecnológica

Desenho e Comunicação Visual

Design Gráfico

Oficina Gráfica

 

 Formação em Contexto de Trabalho-600h

 

_____________________________________________________________________________________________

 

 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

 

Componente Sociocultural

Português

Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Componente Científica

Matemática

Física e Química

Componente Tecnológica

Sistemas Operativos
Arquitetura de Computadores
Redes de Comunicação
Programação e Sistemas de Informação

 

Formação em Contexto de Trabalho-600h

 

_______________________________________________________________________________________________

 

 Curso Profissional Técnico de Informática – Sistemas

 

Componente Sociocultural

Português

Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Componente Científica

Matemática

Física e Química

Componente Tecnológica

Arquitetura e Redes de Computadores
Sistemas Operativos

Aplicações Informáticas

Programação

 

Formação em Contexto de Trabalho-600h

 

A newsletter do Agrupamento de Escolas de Santo André, no início do ano letivo 2023-2024, ganhou um novo nome «AESAnews», nova imagem, novo formato e novas seções.

Continua com o mesmo espírito: divulgar um pouco do muito que acontece nas várias escolas do Agrupamento; partilhar boas práticas; inspirar os leitores; envolver alunos e professores em prol do conhecimento, dos valores humanistas, da criatividade, da inovação e do bem-estar da comunidade AESAndré.

 

A AESAnews é divulgada mensalmente, por via digital, nos primeiros dias do mês seguinte a que dizem respeito as atividades desenvolvidas.

 

Boas leituras!

Ano I - Nr1 - outubro2023 - https://heyzine.com/flip-book/0306cc5ed3.html

Ano I - Nr2 - novembro 2023 - https://heyzine.com/flip-book/223670a0b1.html

Ano I - Nr3 - dezembro2023 - https://heyzine.com/flip-book/bee9772634.html

Ano I - Nr4 - janeiro2024 -  https://heyzine.com/flip-book/7fafe34117.html

Ano I - Nr5 - fevereiro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/3c7ba8d1b5.html

Ano I - Nr6 - março 2024  - https://heyzine.com/flip-book/bacade7eda.html

Ano I - Nr7 - abril 2024  - https://heyzine.com/flip-book/de89816d56.html

Ano I - Nr8 - maio 2024  - https://heyzine.com/flip-book/4b37aa9cc0.html

Ano I - Nr9 - junho 2024 - https://heyzine.com/flip-book/c56a6cb801.html

Ano I - Caderno Suplementar - junho 2024 - https://heyzine.com/flip-book/cfd68e5474.html

 

Ano II - Nr1 - outubro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/fe09553611.html

Ano II - Nr2 - novembro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/90088e2057.html

Ano II - Nr3 - dezembro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/42139d175b.html

Ano II – Nr4 - janeiro 2025 - https://heyzine.com/flip-book/d59a2707f7.html

 Ano II – Nr5 - fevereiro 2025 - https://heyzine.com/flip-book/69b0f673e4.html 

Ano II – Nr6 – março 2025 - https://heyzine.com/flip-book/6d68ee52cb.html

Ano II – Nr7 – abril 2025 - https://heyzine.com/flip-book/2423e43d17.html

Ano II - Nr8 - maio 2025 - https://heyzine.com/flip-book/9e3cfea4ec.html

Ano II - Nr9 - junho 2025 - https://heyzine.com/flip-book/389a3e1256.html

AnoII – Dia D - https://heyzine.com/flip-book/de0f79a826.html

 

O calendário escolar 2024-2025 foi publicado através do Despacho n.º 8368/2024 – Diário da República n.º 143/2024, Série II de 2024-07-25

 

ORGANIZAÇÃO SEMESTRAL DO CALENDÁRIO ESCOLAR

2 0 2 5 | 2 0 2 6

FUNDAMENTOS

O Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

COMO ESTÁ ORGANIZADO O ANO ESCOLAR?

O ano escolar é organizado em 2 semestres.

Existem momentos de avaliação formal:

·  Sumativa (quantitativa): o primeiro a meio do ano letivo e o segundo no final do ano letivo.

·  Avaliação intercalar (qualitativa): a meio de cada um dos 2 semestres. 

Em cada um dos momentos de avaliação (sumativa e intercalar) haverá lugar a informação aos Encarregados de Educação sobre o desempenho dos alunos. 

Ao longo do ano letivo há informação regular aos alunos e às famílias sobre os resultados obtidos, de acordo com a aplicação dos vários instrumentos de avaliação (apresentações, testes, trabalhos, etc) e de acordo com os Critérios de Avaliação predefinidos. 

Avaliação Intercalar: (novembro e março) –cada professor informa o DT sobre a avaliação qualitativa obtida na sua disciplina.

Na Avaliação Intercalar de novembro (3 dias) há paragem das atividades letivas.

Na Avaliação Intercalar de março (2 dias) há atividades escolares de caráter formativo, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação. 

Avaliação Sumativa: 

-1º momento na mudança do primeiro para o segundo semestre – 5 dias em janeiro – há paragem das atividades letivas; 

-2º momento no final do término oficial do ano letivo para cada ano  de escolaridade (junho/julho). 

No período do Natal/Fim de Ano, do Carnaval e da Páscoa há paragem de atividades letivas de acordo com o calendário que a seguir se apresenta.

 

PORQUÊ A ORGANIZAÇÃO EM SEMESTRES?

Para potenciar a diversidade de práticas pedagógicas e maior avaliação formativa das aprendizagens. 

Para desenvolver ainda mais o trabalho interdisciplinar, baseado em metodologias ativas, práticas pedagógicas e cenários de aprendizagem diversos conducentes à aquisição de conhecimentos e ferramentas para o futuro. 

Para distribuir de forma mais equilibrada os períodos letivos e de pausa letiva. 

Para reduzir burocracia desnecessária e que não acrescenta valor ao processo educativo, à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de competências.

   

ANO

MESES

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

Nº de dias

9º, 11º e 12º ano

 ao 8º e 10º ano

Pré-escolar e 1º ciclo

2025

SETEMBRO

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

 

 

 

 

14

OUTUBRO

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

23

NOVEMBRO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

 

 

 

 

 

 

17

DEZEMBRO

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

 

 

13

2026

JANEIRO

 

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

15

Total 1º Semestre

82

FEVEREIRO

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 

 

 

 

 

 

 

 

17

MARÇO

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

 

 

 

21

ABRIL

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

 

 

14

MAIO

 

 

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

20

JUNHO

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

 

 

 

 

4

8

20

Total 2º Semestre

76

80

92

JULHO

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 

 

---

---

---

 

 

 

Total

158

162

174

 

LEGENDA

 

Atividades letivas

1º semestre

 

Atividades letivas

2º semestre

 

-Termo do 1º semestre:  interrupção das atividades letivas

 

-Reuniões de Conselhos de Turma (avaliação sumativa)

 

Avaliação Intercalar

 

Atividades escolares de caráter formativo, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação

 

Feriado Municipal

 

Feriado Nacional

 

Interrupção das atividades letivas

 

Fim das atividades letivas

9º, 11º e 12º anos

 

Fim das atividades letivas

do 5º ao 8º e 10º anos

 

Fim das atividades letivas

Pré escolar e 1º ciclo

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

Costa, Estela (2020). Estudo sobre a organização do Calendário Escolar. In: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/estudo_de_avaliacao_da_reorganizacao/do_calendario_escolar.pdf

DGE- Organização Semestral do Calendário Escolar. In: https//youtube.com/watch?v=bs8eWve7drk

FCEUP – Que organização do calendário escolar? A semestralidade e a organização do trabalho pedagógico. In: https://www.youtube.com/watch?v=LIFPs288Fsg

Plano Escola 21|23. In: https://escolamais.dge.mec.pt/acoues-especificas/128-calendario-escolar

 

ManuaisEBQL

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________________________

 

Para aceder aos vouchers dos manuais escolares,

 

os Encarregados de Educação devem fazer o registo na plataforma www.manuaisescolares.pt

______________________________________________________________________________________________

 

INFORMAÇÃO

 

MANUAIS ESCOLARES

  

Informa-se que a disponibilização dos vouchers para os manuais escolares dos cursos científico-humanísticos (10º ano) e do ensino profissional (3 anos) só estarão disponíveis no mês de Setembro.