
Horário atendimento Enc. Edu.


Nível Ensino |
Oferta |
Educação Pré-escolar |
· AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular · AAF – Atividades de Apoio à Família
|
1º Ciclo |
· Introdução à Programação no 1º Ciclo · AEC - Atividade de Enriquecimento Curricular · AAF – Atividades de Apoio à Família
|
3º Ciclo – 7º ano |
Língua estrangeira disponível para oferta:
- Alemão
- Espanhol
- Francês
- Inglês
· Complemento de Expressão Artística
|
Secundário – Cursos Científico-Humanísticos (*) - Opções |
· Ciências e Tecnologias · Ciências Socioeconómicas · Línguas e Humanidades · Artes Visuais
|
Secundário – Cursos Profissionais ** |
· Técnico de Audiovisuais · Técnico de Design de Comunicação Gráfica · Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos · Técnico de Informática- Instalação e gestão de redes · Técnico de Informática- Sistemas
|
Educação e Formação de Adultos (EFA) |
· Tipo A · Tipo B · Tipo C · PLA – Português Língua de Acolhimento
|
Centro Qualifica da ESSA |
RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências FM:
|
Oferta Formativa - Opções CCH(*)
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
10º Ano
Ciências e Tecnologias
Disciplina específica trienal: Matemática A |
Opções 10º ano |
Biologia e Geologia + Física Química A Física Química A + Geometria Descritiva A Biologia e Geologia + Geografia A |
Ciências Socioeconómicas
Disciplina específica trienal: Matemática A |
Opções 10º ano |
Economia A + Geografia A |
Línguas e Humanidades
Disciplina específica trienal: História A |
Opções 10º ano |
Matemática Aplicada às Ciências Sociais + Geografia A Matemática Aplicada às Ciências Sociais + Francês (Formação Específica) Geografia A + Francês (Formação Específica) Geografia A + Literatura Portuguesa |
Artes Visuais
Disciplina específica trienal: Desenho A |
Opções 10º ano |
Geometria Descritiva A + História da Cultura e das Artes História da Cultura e das Artes + Geografia A |
12º Ano
Ciências e Tecnologias
Disciplina específica trienal: Matemática A |
Opções 12º ano |
Biologia + Inglês Biologia + Psicologia B Biologia + Aplicações Informáticas B Biologia + Geografia Química + Aplicações Informáticas B Química +Biologia Química + Inglês Química + Psicologia Física + Química Física + Inglês Física + Aplicações Informáticas B |
* Língua estudada na componente da Formação Geral
Ciências Socioeconómicas
Disciplina específica trienal: Matemática A |
Opções 12º ano |
Sociologia + Geografia C Geografia C + Inglês Sociologia + Inglês |
* Língua estudada na componente da Formação Geral
Línguas e Humanidades
Disciplina específica trienal: História A |
Opções 12º ano |
Sociologia + Geografia C Geografia C + Inglês/Francês* Sociologia + Inglês/Francês* Psicologia B + Inglês/Francês* |
* Língua estudada na componente da Formação Geral/Específica
Artes Visuais
Disciplina específica trienal: Desenho A |
Opções 12º ano |
Oficina de Artes + Oficina Multimédia B |
Oferta Formativa - Opções CP(**)
CURSOS PROFISSIONAIS
Pré-requisitos:
- 9.º ano concluído
- Idade: até aos 19 anos.
No final do curso, os alunos obtêm:
- uma dupla certificação - o ensino secundário (12º ano)
- uma certificação profissional - conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações - Portaria n.º 782/2009, 23 de julho.
Ficam habilitados a prosseguir estudos ou a entrar no mercado de trabalho.
Formulário de Pré inscrição - Clique aqui
_______________________________________________________________________________________________
Curso Profissional Técnico de Audiovisuais
Componente Sociocultural
Português
Inglês
Área de Integração
Educação Física
TIC
Componente Científica
Matemática
Física
História e Cultura das Artes
Componente Tecnológica
Técnicas e Linguagens Audiovisuais
Tecnologias do Cinema e Vídeo
Projeto e Produção Audiovisual
Formação em Contexto de Trabalho-600h
_______________________________________________________________________________________________
Curso Profissional Técnico de Design de Comunicação Gráfica
Componente Sociocultural
Português
Inglês
Área de Integração
Educação Física
TIC
Componente Científica
História e Cultura das Artes
Geometria Descritiva
Matemática
Componente Tecnológica
Desenho e Comunicação Visual
Design Gráfico
Oficina Gráfica
Formação em Contexto de Trabalho-600h
_____________________________________________________________________________________________
Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Componente Sociocultural
Português
Inglês
Área de Integração
Educação Física
TIC
Componente Científica
Matemática
Física e Química
Componente Tecnológica
Sistemas Operativos
Arquitetura de Computadores
Redes de Comunicação
Programação e Sistemas de Informação
Formação em Contexto de Trabalho-600h
_______________________________________________________________________________________________
Curso Profissional Técnico de Informática – Sistemas
Componente Sociocultural
Português
Inglês
Área de Integração
Educação Física
TIC
Componente Científica
Matemática
Física e Química
Componente Tecnológica
Arquitetura e Redes de Computadores
Sistemas Operativos
Aplicações Informáticas
Programação
Formação em Contexto de Trabalho-600h

A newsletter do Agrupamento de Escolas de Santo André, no início do ano letivo 2023-2024, ganhou um novo nome «AESAnews», nova imagem, novo formato e novas seções.
Continua com o mesmo espírito: divulgar um pouco do muito que acontece nas várias escolas do Agrupamento; partilhar boas práticas; inspirar os leitores; envolver alunos e professores em prol do conhecimento, dos valores humanistas, da criatividade, da inovação e do bem-estar da comunidade AESAndré.
A AESAnews é divulgada mensalmente, por via digital, nos primeiros dias do mês seguinte a que dizem respeito as atividades desenvolvidas.
Boas leituras!
Ano I - Nr1 - outubro2023 - https://heyzine.com/flip-book/0306cc5ed3.html
Ano I - Nr2 - novembro 2023 - https://heyzine.com/flip-book/223670a0b1.html
Ano I - Nr3 - dezembro2023 - https://heyzine.com/flip-book/bee9772634.html
Ano I - Nr4 - janeiro2024 - https://heyzine.com/flip-book/7fafe34117.html
Ano I - Nr5 - fevereiro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/3c7ba8d1b5.html
Ano I - Nr6 - março 2024 - https://heyzine.com/flip-book/bacade7eda.html
Ano I - Nr7 - abril 2024 - https://heyzine.com/flip-book/de89816d56.html
Ano I - Nr8 - maio 2024 - https://heyzine.com/flip-book/4b37aa9cc0.html
Ano I - Nr9 - junho 2024 - https://heyzine.com/flip-book/c56a6cb801.html
Ano I - Caderno Suplementar - junho 2024 - https://heyzine.com/flip-book/cfd68e5474.html
Ano II - Nr1 - outubro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/fe09553611.html
Ano II - Nr2 - novembro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/90088e2057.html
Ano II - Nr3 - dezembro 2024 - https://heyzine.com/flip-book/42139d175b.html
Ano II – Nr4 - janeiro 2025 - https://heyzine.com/flip-book/d59a2707f7.html
Ano II – Nr5 - fevereiro 2025 - https://heyzine.com/flip-book/69b0f673e4.html
Ano II – Nr6 – março 2025 - https://heyzine.com/flip-book/6d68ee52cb.html
Ano II – Nr7 – abril 2025 - https://heyzine.com/flip-book/2423e43d17.html
Ano II - Nr8 - maio 2025 - https://heyzine.com/flip-book/9e3cfea4ec.html
Ano II - Nr9 - junho 2025 - https://heyzine.com/flip-book/389a3e1256.html
AnoII – Dia D - https://heyzine.com/flip-book/de0f79a826.html

O calendário escolar 2024-2025 foi publicado através do Despacho n.º 8368/2024 – Diário da República n.º 143/2024, Série II de 2024-07-25
ORGANIZAÇÃO SEMESTRAL DO CALENDÁRIO ESCOLAR
2 0 2 5 | 2 0 2 6
FUNDAMENTOS
O Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
COMO ESTÁ ORGANIZADO O ANO ESCOLAR?
O ano escolar é organizado em 2 semestres.
Existem momentos de avaliação formal:
· Sumativa (quantitativa): o primeiro a meio do ano letivo e o segundo no final do ano letivo.
· Avaliação intercalar (qualitativa): a meio de cada um dos 2 semestres.
Em cada um dos momentos de avaliação (sumativa e intercalar) haverá lugar a informação aos Encarregados de Educação sobre o desempenho dos alunos.
Ao longo do ano letivo há informação regular aos alunos e às famílias sobre os resultados obtidos, de acordo com a aplicação dos vários instrumentos de avaliação (apresentações, testes, trabalhos, etc) e de acordo com os Critérios de Avaliação predefinidos.
Avaliação Intercalar: (novembro e março) –cada professor informa o DT sobre a avaliação qualitativa obtida na sua disciplina.
Na Avaliação Intercalar de novembro (3 dias) há paragem das atividades letivas.
Na Avaliação Intercalar de março (2 dias) há atividades escolares de caráter formativo, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação.
Avaliação Sumativa:
-1º momento na mudança do primeiro para o segundo semestre – 5 dias em janeiro – há paragem das atividades letivas;
-2º momento no final do término oficial do ano letivo para cada ano de escolaridade (junho/julho).
No período do Natal/Fim de Ano, do Carnaval e da Páscoa há paragem de atividades letivas de acordo com o calendário que a seguir se apresenta.
PORQUÊ A ORGANIZAÇÃO EM SEMESTRES?
Para potenciar a diversidade de práticas pedagógicas e maior avaliação formativa das aprendizagens.
Para desenvolver ainda mais o trabalho interdisciplinar, baseado em metodologias ativas, práticas pedagógicas e cenários de aprendizagem diversos conducentes à aquisição de conhecimentos e ferramentas para o futuro.
Para distribuir de forma mais equilibrada os períodos letivos e de pausa letiva.
Para reduzir burocracia desnecessária e que não acrescenta valor ao processo educativo, à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de competências.
ANO |
MESES |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
D |
Nº de dias |
||
9º, 11º e 12º ano |
5º ao 8º e 10º ano |
Pré-escolar e 1º ciclo |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2025 |
SETEMBRO |
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
|
14 |
||
OUTUBRO |
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
23 |
|||
NOVEMBRO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
|
|
|
17 |
|||
DEZEMBRO |
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
|
|
13 |
|||
2026 |
JANEIRO |
|
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
15 |
||
Total 1º Semestre |
82 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FEVEREIRO |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
|
|
|
|
|
|
|
|
17 |
|||
MARÇO |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
|
|
|
21 |
|||
ABRIL |
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
14 |
|||
MAIO |
|
|
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
20 |
|||
JUNHO |
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
|
|
|
4 |
8 |
20 |
|
Total 2º Semestre |
76 |
80 |
92 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
JULHO |
|
|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
--- |
--- |
--- |
|
|
|
|
Total |
158 |
162 |
174 |
LEGENDA
|
Atividades letivas 1º semestre |
|
Atividades letivas 2º semestre |
|
-Termo do 1º semestre: interrupção das atividades letivas
-Reuniões de Conselhos de Turma (avaliação sumativa) |
|
Avaliação Intercalar |
|
Atividades escolares de caráter formativo, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação |
|
Feriado Municipal |
|
Feriado Nacional |
|
Interrupção das atividades letivas |
|
Fim das atividades letivas 9º, 11º e 12º anos |
|
Fim das atividades letivas do 5º ao 8º e 10º anos |
|
Fim das atividades letivas Pré escolar e 1º ciclo |
Referências:
Costa, Estela (2020). Estudo sobre a organização do Calendário Escolar. In: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/estudo_de_avaliacao_da_reorganizacao/do_calendario_escolar.pdf
DGE- Organização Semestral do Calendário Escolar. In: https//youtube.com/watch?v=bs8eWve7drk
FCEUP – Que organização do calendário escolar? A semestralidade e a organização do trabalho pedagógico. In: https://www.youtube.com/watch?v=LIFPs288Fsg
Plano Escola 21|23. In: https://escolamais.dge.mec.pt/acoues-especificas/128-calendario-escolar

______________________________________________________________________________________________
Para aceder aos vouchers dos manuais escolares,
os Encarregados de Educação devem fazer o registo na plataforma www.manuaisescolares.pt
______________________________________________________________________________________________
INFORMAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
Informa-se que a disponibilização dos vouchers para os manuais escolares dos cursos científico-humanísticos (10º ano) e do ensino profissional (3 anos) só estarão disponíveis no mês de Setembro.