O quadro legislativo determina que exista em cada estabelecimento de educação um mecanismo de autoavaliação que incentive ações e processos de melhoria da qualidade nas escolas, com base na análise diagnóstica e na melhoria continuada, de exigência e de responsabilidade. O processo de autoavaliação do Agrupamento desenvolve-se neste âmbito e na perspetiva de uma organização reflexiva e aprendente. A equipa de autoavaliação do Agrupamento assume a designação de Comissão de Avaliação Interna (CAI).
A CAI é constituída por uma equipa coordenadora (duas docentes: coordenadora da comissão Cristina das Neves e sub-coordenadora Fernanda Fonseca) e uma equipa alargada com a representação de todos os ciclos de ensino e setores educativos e da comunidade local. A comissão integra ainda uma equipa consultiva, uma equipa de apoio e de estatística e um elemento externo à escola, especialista neste domínio, e que assume a designação de Amigo Crítico.
FORMAÇÃO PARA DOCENTES, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ- BARREIRO
O grupo de trabalho "NetSegura AESA", em colaboração com oo responsável pela segurança informática de um dos maiores bancos a operar em Portugal, deslocar-se-à à Escola Básica de 2º/3º ciclos de Quinta da Lomba, Barreiro, no dia 24 de abril de 2019, às 18:30h, para abordar, com docentes, pais e encarregados de educação questões sobre a Segurança Online.
Contamos com a vossa presença, a temática é fundamental para todos!
Os Coordenadores
Jani Miguel e Vítor Oliveira NetSegura AESA (difundido por email a 22 de abril de 2019)
Regulamento Geral de Proteção de Dados do AESA [Consulte aqui]
Com uma grande variedade de temas e, consequentemente, um vasto raio de ação, os projetos Erasmus+, têm proporcionado aos alunos, professores e pessoal não docente, que neles têm participado, experiências enriquecedoras e aprendizagens efetivas. A internacionalização do AESA, nesta era da globalização, é sem dúvida uma mais valia para toda a sua comunidade educativa.
GATE (GreenComp Assessement for Transformative Education)
101195817-ERASMUS-EDU-2024-POL-EXP-SCHOOL
O projecto GATE pretende redefinir o que significa para uma escola ser inovadora e sustentável ao integrar competências de sustentabilidade nos sistemas educativos. Ao reconhecer que a verdadeira transformação exige o desenvolvimento do conhecimento sobre sustentabilidade, competências, atitudes e valores, desde tenra idade, o projecto GATE usa a estrutura do documento GreenComp para incluir estas competências nas escolas europeias.
O projeto tem cinco objectivos principais: criar uma estrutura de autoavaliação das escolas, desenhar um programa de capacitação, implementar projetos piloto, desenvolver uma certificação escolar para a sustentabilidade e organizar um fórum político para parceiros.
A estrutura de autoavaliação das escolas ajudá-las-á a aceder e a melhorar as suas práticas sustentáveis ao envolver alunos, professores e políticos num processo colaborativo. O programa de capacitação equipará professores e políticos com as competências necessárias para integrar os princípios do GreenComp nas suas instituições, promovendo métodos de ensino inovadores e ambientes sustentáveis. Projetos piloto em escolas secundárias fornecerão dados em relação à importância da estrutura, ao melhorar o envolvimento dos estudantes e a preparação dos professores.
A certificação escolar GATE para a sustentabilidade reconhecerá instituições comprometidas com standards elevados de sustentabilidade, que conduzam mudanças sistémicas nos curricula e em atividades escolares.
Por último, o fórum político facilitará o diálogo e a colaboração que levará a recomendações políticas que suportarão uma educação sustentável a nível nacional e internacional. Ao dotar alunos, professores e políticos com o conhecimento e as competências GreenComp necessárias, o projecto GATE contribuirá para o avanço da transição verde, incluindo a sustentabilidade em ambientes educacionais e em políticas, assegurando uma abordagem holística, na qual todos os jovens compreenderão as mudanças do desenvolvimento sustentável e estarão preparados para contribuir para um mundo mais verde e justo.
English version
GATE (GreenComp Assessment for Transformative Education) aims to redefine what it means for a school to be innovative and sustainable by integrating sustainability competences into educational systems. Recognising that true transformation requires cultivating sustainability knowledge, skills, attitudes and values early in life, GATE utilises the GreenComp framework to embed these competences in schools across Europe.
The project has five main objectives: creating a School Self-Evaluation framework, designing a Capacity-Building Training Programme, implementing pilot projects, developing a Sustainable School Certification, and organising a policy forum for stakeholders.
The School Self-Evaluation framework will help schools assess and enhance their sustainability practices by involving students, educators, and policymakers in a collaborative process. The Capacity-Building Training Programme will equip teachers and policymakers with the skills necessary to integrate GreenComp principles into their institutions, promoting innovative teaching methods and sustainable environments. Pilot projects in secondary schools will provide data on the effectiveness of the framework, enhancing student engagement and teacher preparedness.
The GATE Sustainable School Certification will recognise institutions committed to high standards of sustainability, driving systemic changes in school operations and curricula.
Lastly, the policy forum will facilitate dialogue and collaboration, leading to policy recommendations that support sustainable education at national and international levels. By equipping students, educators and policymakers with the necessary GreenComp knowledge and competences, GATE will advance the green transition, embedding sustainability into educational environments and policies, by ensuring a holistic approach in which all young people understand the challenges of sustainable development and are prepared to contribute to a greener, fairer world.
Este projeto Erasmus, destina-se à comunidade escolar (staff e alunos), consistindo prioritariamente na concretização de job-shadowing, cursos estruturados, curso de língua e mobilidades de curta duração em grupo de alunos.
Objetivos:
1- Aumentar as práticas letivas centradas no aluno;
2- Aumentar o uso de recursos educativos digitais;
3- Diminuir o número de elementos do staff em situação de stress, para promover o bem-estar;
4- Melhorar a proficiência em língua inglesa do staff;
5- Desenvolver nos alunos valores europeus e democráticos, com vista à prática da cidadania plena.
Projeto KA121 - 2024-2025
Critérios de seleção do staff (docentes) - Clicar aqui
Critérios de seleção do staff (não docentes) - Clicar aqui
Erasmus+ KA2 Cooperation Partnership in the field of School
O projeto Green Taste aborda a falta de preparação dos sistemas educativos na realização, teste e entrega de um programa de trabalho eficaz, a fim de fazer face à falta de recursos nos ambientes escolares europeus.
Este projeto Erasmus, destina-se à comunidade escolar do Ensino Profissional, consistindo prioritariamente na concretização de estágios profissionais, de alunos dos Cursos Profissionais, com a duração de 3 meses (dando continuidade à nossa longa experiência anterior com o Projeto XPTO+), assim como, a realização de atividades de job-shadowing dirigidas aos elementos do staff do Agrupamento na área da Formação Profissional.
Objetivos:
1.Promover a cidadania dos formandos, fomentando as competências transversais;
2.Fomentar o desenvolvimento de competências técnicas e profissionais dos formandos;
3.Melhorar a formação transversal do pessoal docente e não docente;
4.Alargar a rede de contactos internacionais do AESA.
Building mills to ride the winds of change - 2023-2024
Este projeto Erasmus+ está dirigido para a formação de professores, tendo como objetivo principal a aquisição de competências que permitam inovar no que refere às metodologias pedagógico-didáticas.
We don’t want to be frogs - 2021-2022
Este projeto Erasmus+ dirigido à formação de professores e alunos visa desenvolver atividades diversas destinadas a promover o desenvolvimento sustentável, recorrendo às STE(A)M.
Recycling makes the world go round - 2022-2024
Este projeto chama à atenção da comunidade para o impacto da atividade humana no nosso planeta., nomeadamente, o uso da reciclagem para minimizar o impacto das atividades humanas e através do trabalho colaborativo, os alunos assumem o compromisso comum em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento, mudando práticas diárias de proteção do meio envolvente.
* Devido à pandemia da COVID-19 estes projetos estenderam o prazo de conclusão das atividades previstas.
Check & Design: Digital Information Literacy and Collaboration learning school(KA2 - Parceria estratégica) 2020 - 2023 *
Promover a Literacia digital : criação, aplicação e avaliação de materiais digitais. Recomendação para currículo digital europeu
TREES - To Reinforce European Enviornment Sustentability (KA2 - Intercâmbio de boas práticas) 2020 - 2023 *
Promover a árvore como sustentabilidade da vida no nosso planeta - ecocidadania, sustentabilidade ambiental, cinema escrirta criativa, STE(A)M, robótica e cidadania europeia.